quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O virtu@l é real

Foto de Zim: A verdadeira amizade é sempre a subir


Agora só quero brindar à amizade. À que nasce, de todas as formas e feitios, com a alegre empatia dos boníssimos encontros.

Para os cépticos da Internet em geral e dos conhecimentos via Internet em particular, só tenho a dizer que considero este um meio privilegiado de conversar e conhecer pessoas que difícil ou impossivelmente conheceríamos de outra forma. Com um valente brinde, o maior: pode trazer-nos amigos!

Não há informação, trocas de ideias, simpatias virtuais. Não há risos virtuais, discussões de mundividências virtuais. Consideramos virtual o burburinho noticioso veiculado pela Internet, apenas porque acedemos ao cujo dessa forma? Dilectos, dilectos, aprendam que aqui a Zim não dura sempre: virtual é o meio. Real é tudo o que nos acontece em qualquer lugar onde vivamos, pensemos, sociabilizemos  (embora este último vocábulo tenda a irritar-me)...partilhemos experiências, por assim digitar. Gente enganosa on-line? Mas claro. Tanta, provavelmente, aliás, em muito menor quantidade que os Doutorados em mentira off-line mas reaizinhos da Silva no nosso caminho. A mentira não é virtual, a verdade não é virtual.

Dizia o Hegel que o "racional é real e o real é racional". E eu digo que o virtual é real e que o real também...embora possamos viver ao vivo e a cores coisas surreais ou até mais a atirar para o virtual, se o virtual existisse para além do meio que é.

Tchin-tchin!

2 comentários:

Pagu disse...

Eu, que tanta desconfiança tinha/tenho do virtual, rendo-me à possibilidade do encontro de muitas coisas boas.

Olha, foi mesmo assim que aconteceu....rsrs

Brindo também às coisas boas que chegaram à minha vida através dos megabites e drives e rams e mais não sei o quê que estes bichos infernais têm. E não foram poucas.

Tamborim Zim disse...

ahahahah Oh yeah!

Tenho p mim q estas rams e megabites de q falas tb serão, até certo ponto, sencientes. Ainda bem q n precisamos de comê-las, só de brincar c elas.

(Oh sim, oh sim...toma esta: como deveríamos fazer com os animais, nossos companheiros de jornada. Vai buscar.)