quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Também vou comentar a polémica

- Vão de retro patetas unidos!

Salve, salve leitorado!

Pois é, já todos devem ter visto as imagens do novo anúncio da Benetton. Deu a marca betinha de ensandecer e de escarrapachar altas figuras da cena política internacional aos beijos na boca umas às outras, entre uma aura pretensamente casta e a desbunda geral.

O meu veredicto é que o dito anúncio devia ser retirado imediatamente de todo e qualquer sítio onde possa ter sido colocado/divulgado. De facto, desde quando é que aquelas pessoas deram a sua autorização para figurar em tais montagens e em semelhantes preparos? A mera utilização da imagem de qualquer pessoa num anúncio sem autorização deveria ser, e é certamente, proibida e ilegal. A acrecentar ao uso indevido, o abuso das circunstâncias em que as imagens são apresentadas.

Ah, é polémico. Pois, mas assim é facílimo polemizar, com as caras alheias, com os outros a fazerem as figuras por nós. Por que razão não dão os anunciantes a cara, e o que mais desejarem? Ah, pois, é refresco, está bem, e tal.

Vetado. Totalmente. Fora o mau gosto e fora a apropriação ilícita!

Uma grande língua de fora para este odioso "unhate". Se não adorassem tanto o vil metal, talvez se poupassem a estes papelinhos.

7 comentários:

Pagu disse...

Concordo a cem por cento.

Penso que esta vil publicidade será retirada de imediata, certa de que atingiu os fins a que se propos: foi falada, comentada, embirrada, ostracizada....

Mas a Benetton, com as suas corezinhas frescas e de dar no olho, já nos habituou a estes momentos de crasso mau gosto.

Enfim, é este o mundo da publiciade engenhosa em que vivemos. Deplorável....

Lady Lamp disse...

Não me chocou minimamente.
Acho a mensagem gira. Juro que sim.
Não vou comentar questões éticas, porque simplesmente não me apetece, mas acredito que alguns dos escolhidos para protagonizar a campanha não deverão ter achado gracinha nenhuma. Principalmente o Papa e a Igreja, que a homofobia reina no Vaticano. Quem o tiver como representante de Deus na Terra também não deve achar muito piada. No entanto, consigo imaginar o Obama a rir com isto. Como eu sorri, vá... :D

Beijinho*

Tamborim Zim disse...

Pois é Pagu, concordo. Deplorável.

Lamparina, o que me choca de facto é mesmo a abusiva utilização da imagem dos outros e da maneira q se quer, indepentemente de terem ou n permissão p isso. N posso afastar desta questão a ética, claro q n. Agora, n confundir homofobia c esta minha visão, pq eu sou o menos homofóbica possível. Acho até q uma eventual homossexualidade reinante foi mais deixada ali como uma suspeitazinha do q outra coisa no anúncio. N sou nada fã do Papa nem da Igreja Católica, aos quais n reconheço qqer representação de Deus ou da Sua ideia, mas p mim a questão n é essa.
P mim este tipo de manipulação de fotos é e será sempre covarde e abstrusa.
Beijinhos p ti:)

Lady Lamp disse...

Credo, Tamborim!! Quando falei em homofobia não a associei a ti, tá? E claro que percebi que o alvo da tua crítica é a leviandade com que se utiliza a imagem alheia para manipular e vender. Eu percebi... Beijinho*

Tamborim Zim disse...

ihih Eu percebi Lamparina q n te referias a mim, apenas desvalorizava a questão da homofobia como determinante neste caso:)
Beijinhos grandes! E obrigada pelas tuas visitas. É tão giro sermos vizinhos e vizinhas de blogs:)

Lady Lamp disse...

AAhh ainda bem! :)*

Não tens que agradecer, obrigada eu por teres aparecido pela primeira vez no lampas!! :D

Beijinho*

Tamborim Zim disse...

Nada a agradecer - é um prazer! Beijinhos:)