sábado, 31 de dezembro de 2011

Mensagem Tamborínica de Ano Novo: 2012

Caetano Veloso - Amanhã (Guilherme Arantes)

A minha mensagem de Ano Novo do ano passado (no Facebook) foi:

"Este ano, mais do que desejar feliz 2011, desejo-vos feliz cada dia de 2011, e que isso seja fundado em infinda resiliência, esperança racional e vale a irracional também, fantasia e capacidade de auto-regeneração da poluição literal e figurada, das aporrinhações, da infinita canseira e do enorme tédio existencial que tantas vezes prevalece. Nas invisíveis trincheiras do dia-a-dia tudo se decide. Na noite de 31 para 1 será quando menos precisaremos de esperança adicional, porque nesse momento temo-la sempre instintiva e condicionadamente; mas importa como símbolo e ainda bem.

Só lembrar que essa entidade nova em folha e embrulhada em expectativa e inquietude que se sintetiza em "2011" será feita de todos os nossos momentos, todos os seus dias. Posto isto, feliz 2011, felizes todos os vossos dias. Ou seja, demandem (-se) e salvem-se em todos os vossos dias, independentemente do cenário. E que o PEC não nos faça pecar (muito)."

Pois bem, reitero tudo com as devidas actualizações. 2012 será certamente muito desafiante, trará enxaquecas, humores difíceis, adaptações. Mas tenho a certeza de que virão também risadas, amizades, amores, conversês magníficos, planos, dias bonitos. E, claro, o "acordio" ortográfico para animar as nossas vidas.

Da minha parte, devo dizer que amei o ano que passou. 2011 (e naturalmente que apesar dos pesares de diferente ordem), trouxe-me a ampliação de valores vitais e a sua vivência, a sua re-experimentação ou novíssima experiência, uma preocupação mais sensível e mais sincopada com o que me rodeia e uma tentativa de ensaio dos equilíbrios num exercício que se tornou decisivo e, de facto, um ponto de viragem.

Muito obrigada a todos os meus queridos leitores, comentadores e não comentadores, pela companhia e pela troca de ideias que é sempre permitida e alimentada nestes espaços tão libérrimos quanto privilegiados das arrobas.

A canção que escolhi para este post, uma esplendorosa composição de Guilherme Arantes numa sublime interpretação do Caetano Veloso (não é engraçada a diferença, aqui, do de e do do?), é uma linda ilusão que podia ser verdade. Pensar no que cada um de nós pode fazer para cumprir esse desígnio perfeito da canção é um desafio a que Vos convido, dilectos e deliciosos companheiros. "Sê a mudança que desejas ver no mundo", nas imorredouras palavras de Gandhi.

Que este ano em breve a estrear seja uma rota instigante na nossa Demanda!

Feliz 2012, felizes todos os nossos dias: Saúde, Paz, Amor, Humor, Tambor.

Beijinhos e abraços,

Tamborim Zim

4 comentários:

Imperatriz Sissi disse...

Um feliz Ano Novo! Eu continuarei orgulhosa e determinadamente a desprezar o "acórdio" por mais animação que me traga. Prefiro ganhar traças do que alinhar em modernices escusadas! Beijinhos.

Tamborim Zim disse...

ahahahah Feliz Ano Novo Sissi Imperatriz! Tb sou contra o dito, mas serei obrigada a usá-lo no labor. E creio ser um pouco inglório assumir duas versões da língua-mãe, então...hélas! Amei as traças. Beijinhos

Lady Lamp disse...

Que o teu ano seja tão divertido como a tua escrita, tão irreverente como tu, tão eloquente como o teu blog. Felizes dias de 2012, Tamborim! :)*

Tamborim Zim disse...

Dileta Menina Lamparina, mas sem palavras para as tuas...apenas muito obrigada:)) E q o teu ano seja cheio de luz e talento como tu! Felizes dias de 2012, Lamparina!