domingo, 1 de janeiro de 2012

O acôrdu ortugráficu

Caetano Veloso e Elza Soares - Língua


- Vamos desembrulhar as palavras. Feliz Verve Nova!

Diletos leitores, eis-nos chegados a 2012 e, com este novo ano, à obrigatoriedade de aplicação do Acordo Ortográfico em tudo o que seja correspondência oficial de setor público, que é onde esta Vossa serva exerce funções.

Assim, é o momento. Custa, sim. Sempre fui contra. Mas tem de ser. Adeus óptimo. Olá ótimo. (Hum, podemos é passar a usar mais latinidades...para temperar a modernidade com o charme do arcaísmo. Ideia a desenvolver.)

Não vale a pena, na minha modesta opinião, manter duas grafias. O único aspecto (este é facultativo meus bens) de que não prescindo da manutenção será, para além dos facultativos (duplas grafias), de escrever os meses do ano com as iniciais maiúsculas na minha correspondência/textualidade não oficial.

Para dúvidas que possam ir tendo, recomendo a consulta do excelente dicionário on-line do Priberam, porque nos instrui sobre as palavras antes e pós-acordo.

Boas palavras. Fruam-nas, lambam-nas, sorvam-nas e viagem nas ditas como em tapetes voadores. São incansáveis, com acordos e desacordos.

5 comentários:

Lady Lamp disse...

Ai credo. Este tema põe-me nervosa. Tamborim, dona Diva, vim cá só dar um beijinho e dizer que nas próximas semanas já ponho a leitura em dia e acabo com esta ausência, sim? Tinha saudades de te ler! :)*

Pagu disse...

Eu cá para mim era tudo arrasado.

Qual subtração de letras qual minúsculas qual caraças.....

A minha pátria é a minha língua e agora vamos ter que falar todos como se tivessemos vindo de terras do além.

Sou contra. Ou será Kontra? Ou Qontra?

Tamborim Zim disse...

Minha querida Lamparina, é sempre com mil alegrias que leio a tua luz por aqui! E por aí, claro:)) Esta minha ausência de dias deveu-se, de facto, a problemas de pc, que me impediram não só de escrever e enviar posts, como de comentar outros blogs. Mas tenho seguido o teu!!! Beijinhos.

Tamborim Zim disse...

Minha querida Mana Pagu, calma, calma que a coisa tem foros de lei. Olha, queres crer que já me habituei? (Abituei? kkk brincooo.) Isto até é fácil. É mais ou menos como os cortes salariais. Primeiro estranham-se, depois entranham-se, como dizia o Pessoa da espúria Coca-Cola. A gente até já nem se habituava a viver com mais dinheiro por mês pá, eles é q sabem...

Pagu disse...

Primeiro tiram os euros, depois as letras, os empregos, que mais falta tirarem, hein?

Ladrões! Pulhas!

Quero os meus "c" de volta, os meus "h". Todos sem excepção.

ExcePção!!!

Já!