terça-feira, 1 de maio de 2012

Uma entrevista a não perder

Queridos leitores, aqui fica a minha segunda colaboração com o Ciência Hoje, publicada hoje:

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54023&op=all

Já tinha feito esta outra contribuição, e é um prazer dizer-vos que auxiliar a divulgar informação pertinente me satisfaz bastante.

A entrevista presente é mesmo muito especial para mim: durante 30 anos sofri de hiperidrose, ou seja, as minhas mãos "choviam" de suor a toda a hora e todo o instante. Os pés, idem aspas. Mas nas mãos o problema reveste-se de particular drama. Como cumprimentar, como esconder, como encontrar algum conforto entre teclas de computador encharcadas, outras peles sujas pela nossa, folhas esborratadas e mãos frias, pingadas e cheias de tinta, sempre "carimbadas" por causa da presença permanente e embaraçosa de tanta sudorese?

Ah, isso passa, chegaram-me a dizer na farmácia. Os médicos de família? Os que conheci, encolhiam os ombros, totalmente desinteressados e ignorantes.

Um dia estava tão mas tão cansada, desconfortável, desesperada com as mãos a jorrar suor, fui à Internet e escrevi: "suor excessivo". E então...e então começou o caminho da minha cura.

Continuo muito, muito feliz com os excelentes reultados da simpatectomia toracoscópica.

Esta entrevista com o Doutor Jorge Cruz (que me operou), merece a vossa leitura e divulgação: provavelmente, acabará sob o olhar de alguém muito aflito e à proura de se livrar desta doença silenciosa e tão pouco divulgada. Ajudem a fazê-lo!

Sem comentários: