quarta-feira, 25 de julho de 2012

El Pedro Marceneiro

- Que se lixe.

Às vezes baixa ao povo uma sensibilidade da mais fina porcelana chinesa. Tudo se tolera e suporta heroicamente: salários subtraídos, despedimentos em massa, explorações inenarráveis, desigualdades não gritantes mas guinxantes, violência, falta de assistência, vergonhoso abandono de idosos, coisificação bestial dos animais, a má-educação extrema e generalizada, um trânsito que é não uma mas uma série de imagens de horror criminosas. Todavia, há coisas que falam mais alto à refinada estirpe das emoções lusitanas, por exemplo o (até empreendedor) verbo lixar. Teve o Primeiro o seu desabafo e pronto, o caldo entornou: Que se lixem as eleições? Que se lixem as eleições uma senhora pinóia, que as eleições são a sacra página da democracia, e quem as manda a um tal indigno destino deve arder no fogo eterno do inferno da ira nacional. Adivinha-se a passos largos a queda do governo, sussurra-se sobre uma possível demissão em massa, como ato máximo de contrição, seguida do internamento coletivo de toda a classe governante numa mega oficina de marcenaria, já em projeto - será, sem dúvida, a maior da Europa, e talvez de todo o Planeta.

Ai, algodónicas alminhas, como vos compreendo. Também eu me firo facilmente, é certamente a vocação poética, romântica e saudosista do nosso povo. Mas atenção... mandar lixar o acessório em prol do essencial não é propriamente um insulto nem uma grosseria - antes uma limagem, uma objetiva definição de prioridades.

Faço entretanto saber que deste governo só me cabe defender o Ministro Relvas, o que já fiz em posta própria, pelo que o que aqui fica lavrado não é mais do que um desafio ao recôndito pensante e crítico que haverá dentro, bem dentro de nós, por debaixo da espessa e açucarada capa da delicadeza que nos faz viver em chilique e estupefação. Como seres ternos e tão gentis que somos.

2 comentários:

Pagu disse...

Delicioso! Tu és o máximo. Post maravilhosamente escrito, como sempre. Humor sublime.~

Pronto! É cada dia mais o melhor blog do mundo!

Tamborim Zim disse...

kkkkkk Só tu meu ANjo Azul, mil gratas.