terça-feira, 2 de outubro de 2012

Queixas e queixinhas

Hoje à conversa com uma colega esta disse-me que considerava que a ética implica não haver queixas de colegas a superiores hierárquicos. Eu ouvi-a, assentindo que compreendia, mas afirmei que já tinha feito queixas. Depois de chamar a atenção, de repetir, de solicitar resolução, fiz.
 
E fiquei a pensar. Para a pessoa que me estava a dizer aquilo, o que dizia era uma verdade estimável: não queixar, não delatar. A meu ver e sentir, no entanto, denunciar será bom, neutro, ou mau, dependendo do objeto de denúncia. Tratando-se de situações de clara injustiça, incorreção e até impedimendo da liberdade dos outros, muitas vezes é preciso deixar às claras o que está escondido.
 
Por essa razão, sempre que for necessário queixar-me-ei. Não pactuarei com o que me é detestável em nome de pseudo-lealdades.
 
O que acham do tema comadres?

3 comentários:

Unknown disse...

É pá, a coisa é complicada. Mundo do trabalho requer um certo distanciamento e cuidado.

Tudo bem que há que não pactuar com certas coisas mas se não nos disserem respeito, eu por mim, não abro o bico. Até porque quando chegar a hora, ninguém virá em meu socorro.

Cada um por si, no trabalho, é o meu lema. Salvaguardando que isto implica bom senso, solidariedade e sobretudo respsito com o outro.

Mas colega de trabalho não é para ser amigo, é colega de trabalho e pronto.

Tamborim Zim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tamborim Zim disse...

Pois, mas se nos toca c'est different vraiment. N deixa de ser ético se for em busca do bem, penso eu de q.