domingo, 14 de outubro de 2012

Sou uma fashion victim

Desculpem, meninas de cima. Até estão discretas e chiques perante o que abaixo se descreve.
 
Ai olhem, digo-vos, até estou cansada. O que se segue até pode ser considerado um momentinho má língua, e por que não, perguntaria? Afinal é findo o domingo, amanhã há que laborar e, portanto, haja escape camaradas, haja escape.
 
Enfim, o fenómeno dos fashion bloggers não é novo, todas nos referimos ao cujo ou como mera referência, ou jocosidade, ou brincadeira. Impossível não reparar que vários dos blogs que acompanho (nenhum deles um fashion blog puro, por assim teclar) têm nas suas listas alguns blogs desse tipo. Eu de quando em quando também vejo, exclusivamente por tédio e curiosidade pelo fenómeno em si, e não verdadeiramente na esperança de ver alguma coisa realmente inspiradora. E se há esplêndida razão para nos não iludirmos, é que se evita desse modo tanta fashion desilusão! Embora, porém, a desilusão esteja sempre na moda. Andava hoje numa viagenzinha descontraída por esses territórios de além-arrobas e, acreditem ou não, foi assim que cheguei ao estado em que estou: de exaurida.
 
Então mas anda tudo pitosga, ou daltónico, ou esquizofrénico, ou apenas destrambelhadamente bem-humorado? As meninas arrumam-se, arrimam-se, limam-se e alinham-se em caras e sorrisos gengivais de plena felicidade e brilho incandescente, cobrem-se com tudo o que possuem nos armários, nas gavetas, nos sótãos e nas caves, ostentam as cores mais impossíveis nas unhas (quando não fazem bonecos horrendos nas ditas, ou pormenorzinhos brilhantes e satânicos para embonecar as garras medonhas), arranjam crucifixos (que odeio) em tudo quanto é anel, pulseira, fio, colar e sei lá mais eu, e posam?! Sem recato, sem piedade pela injúria perpetrada às nossas delicadas retinas, às almas mais impressionáveis, sem tato nem tom nem dó?
 
Como se não fosse suficientemente mau todo este cenário, a asfixiante falta de originalidade demonstrada pelas amantes de moda parece ser geral: as mesmas bijuterias horrendas, grandes, plenas de répteis, lantejoulas, plásticos, cores manhosas; a mesma obsessão com grandes, encegueirantes contrastes cromáticos, ainda que cromos e sem qualquer sentido estético reconfortante; o reinado vaidoso de certas sabrininhas caipiras mas cultuadíssimas no meio em apreço; o shortinho que tanto é bom para o verão como para o inverno (claro, então não??), e que por conseguinte é mega vantajoso; os enquadramentos tristes das fotografias; as malinhas datadas e enjoativas; as misturas à toa e estonteantes no pior sentido de padrões, tecidos, estilos, resultando no fatídico: de matar; as pulseiras e as sapatas cheias de pregos e parafusos e bicos horripilantes; o aspeto geral vulgarzinho e pífio. E isto, meus caros, repete-se link após link, descoberta sim, descoberta sim. De todos os blogs que vi deste género houve um único a que reconheci algum interesse e trata-se do Cutting Edge. E  bem sei: esta tendência à massificada imitação não tem fronteiras nacionais.
 
Sim, há pontos positivos na maluqueira geral: a experimentação, o pouco medo da fantasia, a busca de refresco e cor. Pergunto-me, todavia, se tem de ser assim. Se tigradas com rosa choque, se as blusas forçosamente metidas e repuxadas da mesma banda, "à moda", se os cintos todos enrolados da mesma maneira, se esta carneirização do estilo não é, afinal, a antítese da própria essência da moda, que é a demanda de originalidade, o aprumo do particular, a estima do agradável, da inteligência estética.
 
Decerto que cada um tem todo o direito de cultivar o visual que gosta, mas falamos de opinião. E de opinião sobre quem opina acerca de moda, beleza, coolness, etc. e tules.
 
Digo e repito que as mulheres têm muito pouco gosto neste século XXI como já tinham, quanto a mim, desde pelos menos os últimos vinte e cinco anos do século XX. A graça garbosa dos anos vinte e trinta, a elegância dos quarenta e cinquenta, a sensualidade elegante dos sessenta...isso sim, era uma alegria. Agora as tachas, o prego, o verniz cor de demo quando foge? Claro que nós, daminhas, é que nos chocamos. Para os cavalheiros é para o lado que dormem melhor, em princípio são pouco sofisticados nestas coisas (entre muitas outras), e para que hão-de preocupar-se com a meia ou com a casaca, dispersando-se do naco na brasa em si?
 
Ai, ai... As pessoas que cultivam tais aparências podem, naturalmente, ser de uma infinita doçura. Mas, numa palavra, e quanto a estes modismos H & Maníacos:
 
arredeM!

6 comentários:

Imperatriz Sissi disse...

Minha querida, está magistral! Sublime! Um manifesto!
"e esta carneirização do estilo não é, afinal, a antítese da própria essência da moda, que é a demanda de originalidade, o aprumo do particular, a estima do agradável, da inteligência estética"...é que já se diz à boca pequena que há quem ande "cm medo da moda". Os fashionistas de ontem - ou a gente com um certo chic de hoje - foge dos jovens fashon victims. Já se discute isso em alguns blogs de moda com cabeça (tenho pena de não encontrar o link agora, mas vou procurar). Then again, sempre houve gente de gosto que num assomo de snobismo e de bom senso, fugia das multidões emergentes como o diabo da cruz...vou partilhar no meu facebook, posso?

♥ Guida disse...

E mais! Quando olho para alguns desses blogs, especialmente agora em tempo de Moda Lisboa, e penso que são tidos como "os únicos" e os melhores blogs de moda deste país... Que horror. Deixem-me estar fora de moda! Já tenho dito várias vezes que parecem os miúdos pequenos quando ganham roupa nova e querem vestir tudo ao mesmo tempo. É tudo feio, vem tudo dos mesmos sítios, é tudo usado ao mesmo tempo e parece que é tudo escolhido às cegas. Que legitimidade é que têm para depois criticar a maneira de vestir ou dar conselhos de vestuário a quem quer que seja? Podem ser óptimas pessoas, mas como bloggers de moda (como se intitulam) deixam muito a desejar.

Beijinhos

Tétisq disse...

Concordo. Acho que desde que nasci, talvez esteja a exagerar, mas desde que me lembro que sempre que olho para uma foto dos anos 70 ou anterior sinto uma inveja terrivel das senhoras. Nunca vivi num período em que moda fosse sinónimo de bom gosto.
Quanto aos blogs o estranho é que algumas das miúdas se fartam de ganhar dinheiro, a Pipoca é consultora de moda nos programas da sic e as outras querem todas ser como ela, vai daí copiam...

Lady Lamp disse...

Oh a inteligência estética, Tamborim... Minha querida, és tão acutilante. Eu, pessoa de letras sem aptidão para números, não consigo traduzir para a escrita com tanta elevação o que aqui deixaste. E o que eu me ri!! :D

Beijinho*

Tamborim Zim disse...

Querida Imperatriz, muito obrigada, fico ufana e com estes elogios ainda vou arranjar advérbios de modo e superlativos com tachas p fidelizar o meu leitorado gentil;) Claro q podes partilhar sempre o q quiseres, isto é mmo p discutirmos, fococarmos e conversarmos uns c os outros - e umas c as outras pariga!:) Beijis.

Tamborim Zim disse...

Ai Guida, ele é o horror, mas juntos venceremos, começando a vitória pela resistência.Como n soçobrar ante a fealdade? Eis o mote.;) Beijinhos e obrigada.

Querida Menina Lamparina pois q saiu, como todos os outros, da momentinha. Mas decerto q alimentado por muitas experiências de horror...;)) Beijinhos e grata reluzente Lamparina.