sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

As micro saquetas para as compras do Pão de Açúcar

Andava eu a fazer umas comprinhas básicas de fim de dia, quando fui surpreendida pelo comentário da minha "vizinha" da fila para a empregada: "Ah, agora têm estes sacos pequeninos? Mas não tinham, pois não?" Nitidamente a senhora não queria acreditar naquela realidade, e tentava beliscar-se para perceber se era efetivamente uma novidade... e era.
 
Pois as saquinhas de plástico parecem roupa lavada com o programa errado. Constituem uma versão ridiculamente pequena dos sacos de compras normais, e mais parecem saquinhas para as compras de tachinhos e coisas de crianças.
 
Chega à minha vez e disse logo que se era para me dar um saco daquele tamanho não valia a pena. A simpática menina pediu desculpas. Quando acabei de pagar, ainda disse que considerava muito mau que numa superfície daquelas se pensasse que as pessoas tinham compras que coubessem naqueles saquinhos - e peguei num com os meus dedinhos de diva, para exemplificar a ninharia. Que agora exigem às meninas da caixa que gastem muito menos sacos, e que já tinha ouvido da chefe, que etc..
 
Vim a refletir irritadamente no assunto durante o percurso para casa quando me ocorreu que, há mais de um ano seguramente, e naquele mesmo supermercado, ficara surpreendida por ver tão poucos empregados nas caixas. À minha questão, esclareceram-me que houvera cortes drásticos no pessoal, e que tinham sempre receio do futuro. Cogitei que, ao pé daquilo, o tamanho do saco era defecativo. Porém, a verdade é que me custa a crer que estes gigas-supermercados não tenham ainda muito bons lucros, ou situação para não aborrecer os clientes com pantominas do ridículo deste género. Estarei enganada?
 
Como disse à funcionária, mais valia cobrar os sacos. Até defendo que levemos cada vez mais sacos para compras, que se evitem plásticos (apesar de reciclar todos os meus), etc.. Mas nem sempre uma pessoa sai artilhada com toda uma ferramenta aquisitiva para investir sobre a grande superfície.
 
Isto está tudo fuinha ou é mesmo da crisis?
 
Irritam-me muito e boicoto. Ai boicoto. Isto não se pode!

Sem comentários: