quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A Guigui das Rodas Altas: Uma Aventura pela Europa

Margarida Mendes da Silva é a Guigui das Rodas Altas


Começo já por dizer que esta aventureira é especial - é a minha irmã Margarida! Pois é, as mais informadas almas e sensíveis aos desvarios viajantes já terão lido ou ouvido, aqui e ali, que uma linda menina de cabelos encaracolados vai percorrer as 50 capitais europeias... de mota, ao longo de dois meses, entre fevereiro e abril. A intentona dá pelo nome de Guigui das Rodas Altas porque em pequenita tinha miríades de sardas (como me lembro bem!), e trancinhas, daí que a associação à Pipi das Meias Altas surgisse num ápice.
 
Quem, como eu, considera uma viagem de mota interessante durante meia hora, tendo em conta a exposição e a posição implicadas, jamais se conseguiria imaginar no meio de tal cenário, mas a minha Guigui é uma demandante além-cósmica (o melhor é não lhe dar muitas ideias...), e não tenho dúvidas de que aguentará a façanha, aliás, que se divertirá intensamente com a dita. Até porque leva a companhia do nosso irmão, Carlos, que filmará os melhores ângulos e será cúmplice ativo da rodagem.
 
O que unirá Lisboa, Roma, Varsóvia, Berlim, Paris, Reiquiavique, Amesterdão, Sófia, Atenas, Ancara, Moscovo e tantas outras? Sem dúvida, a vontade de lá chegar, de as avistar e de aí viver momentos inesquecíveis dentre este puzzle gigante de descobertas. É vê-las de seguida, em desfile, como em sonho, como em vida, cheias de cores e de cheiros, e certamente com algum frio, mas fundamentalmente com a emoção de antever, chegar e vencer a curiosidade e os kms.
 
Eu sei que a Margarida, a Guigui, a mana, transformará esta vivência que nos entusiasma pela diversidade que abrange (e, diga-se bem de passagem, pelo contexto em que se dá), num quadro delicioso de apreciar, depois, num todo, numa integração inesquecível de realidades e recordações, que tenho a certeza lhe trarão mais mil ideias novas e matéria prima para outros planos. E também sei que parte importante desse quadro será servido, fumegante e inspirador, no filme e no livro que sairão depois da viagem. Lembro que a Margarida é autora do estonteante romance Check-In, integralmente passado no aeroporto de Lisboa. Pois, nem na inventiva para quietinha...
 
Que as altas rodas da ventura acompanhem a Guigui e o nosso mano Carlos Europa fora em cada minuto, a começar na partida, no dia 24 de fevereiro, do Padrão dos Descobrimentos. Obviamente, Lisboa.
 
Esta doce "brincadeira" de altos voos, ou melhor, de altas rodas, tem o patrocínio, entre muitos outros, do Ermida Gerês Camping e do DOM CONDOMÍNIO, e foi muito bem abordada na TSF (entrevista a partir do minuto 1:15:30).

Nota-se muito que estou orgulhosa????

Sem comentários: