terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O nó do mundo

A propósito da morte de Zygmunt Bauman, segundo o que li sociólogo polaco crítico das opções desumanas dos nossos tempos, veio-me à ideia, e mais uma vez, o paradoxo do que temos sistematicamente de atravessar na quotidiana rotina da descivilização.
 
Pensadores que expõem, sem imerecidos dó e piedade, os cancros do sistema como a ganância, o desprezo dos frágeis, sejam frágeis pela sua idade, pela sua capacidade financeira, pela geografia de onde avistam e sentem o mundo, pessoas que esgrimem argumentos competentes e justos, são depois agraciados/elogiados/condecorados pelas peças integrantes do universo que desmascararam. Se gente tão "importante" lhes reconhece valor e razões, não deveria o mundo sofrer de influências menos vis e progredir na ética, na moral, na sofisticação sentimental? Só mais uma contradição...

O mundo ocidental verga-se e rasteja perante países corruptos (todos o são em diferentes escalas mas há-os MUITO, vergonhosamente Corruptos!) como China, Angola, Emirados e tantos outros, em que os direitos humanos mais básicos são esmagados e o ser livre, pensante, o ser que necessita de cuidados, dignidade, espaço, e sobretudo do que é seu por direito, é alarve e superiormente desprezado por quem deveria, em primeiro lugar, honrar e defender o seu povo. Defendemos os propalados valores ocidentais envergando camisolas feitas na China e no Bangladesh, com o suor de inocentes desprezados e sem horas para terminar a sua pobre e triste jorna, mas que dizer das mãos que tecem a Alta Costura? Já leram o Gomorra, do intrépido (e perseguido) Roberto Saviano? Ah pois, leiam e verão que até lojas na Avenida da Boavista são citadas. Meus caros, já dizia Cartola que o Mundo é um Moinho e que "vai reduzir as ilusões a pó". Como não, face a esta galeria infernal de interesses de terceira linha?
 
Trabalha-se uma vida, tenta-se caber, por vezes a que preço, nos cânones de uma sociedade que, se individualmente inquirida, não sabe de nada e tudo coloca em causa (o que pode ser deveras proveitoso), mas que na massa da esperta acefalia reinante se arroga de elevada jurisprudência e preceito. Os jovens, em massa, bestificados por comportamentos grupais alienados, individualmente monstros de fragilidade e, tantas vezes, agonia.
 
Tenta-se seguir uma linha reta na vida, quando a joia de uma qualquer deambulação que valha a pena são os caminhos, os desvios, as descobertas mais inesperadas.
 
Tudo isto para quê? Para continuar a calcar-se a verdade, para continuarmos amorfos em sonhos opiáceos que nos lentificam e cegam e enlouquecem, para engrossarmos as filas dos que procuram químicos para resistirem, para nos tentarmos desesperadamente esquecer que o que mais importa é a demanda da maravilha e nada, nada abaixo disso.
 
Nada, leitor, nada abaixo disso.
 
Ouviu?
 
Nada.

2 comentários:

Lígia Sacras disse...

É,Tambo, tocas pontos cruciais, haja
ética, dedicação, conscientização de governos para desembaraçar esses muitos nós, pelo mundo afora, talvez em algum século vindouro as notícias sejam melhores...

Tamborim Zim disse...

Quem sabe!... Estamos sempre em avanços e recuos. Esperemos que haja uma mudança sistémica global, a começar em cada um de nós. Beijinhos Lígia querida, obrigada pela visita!!