sábado, 20 de julho de 2013

De ouro ou, pelo menos, de oxigénio


Paul Delvaux - The Village of the Mermaids (1942)

Às vezes sucedem situações graves, e refiro-me às de grau de gravidade mediano e elevado, nada a ver com vida ou morte ou ofensa fatídica. Mas coisas pesadas, graves, com consequências tristes, insensatas, de corte entre pessoas que um dia se quiseram muito bem, com genuína preocupação e alegria. E isso, claro, é grave.
 
Nessas ocorrências, e cada vez mais, acho que o tempo tem uma importante palavra, ou talvez um grande discurso, a dizer. Mas o tempo precisa, em tais circunstâncias, de acalmia. De pensos rápidos, de alguma coisa para estancar desconfortos e dores, e de silêncio. De muito silêncio, quase um reverente silêncio para com o que se passou, e para uma preparação talvez lenta, talvez longa, de um caminho melhor. Apaziguar é extremamente necessário, urgente para prevenir males ainda maiores.
 
Esta linda tela de Paul Delvaux, falecido há 19 anos, lembrou-me essa preciosidade que é o silêncio. O respeito do e pelo silêncio é algo que deveríamos interiorizar seriamente, porque é bem provável que uma melhor prática de vida possa despontar daí, um dia, recobrado o ânimo, reposta a energia e a vontade.
 
Brinde ao silêncio, leitor.

2 comentários:

José María Souza Costa disse...

CONVITE
Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
Eu também tenho um, só que muito simples.
Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
Força, Paz, Amizade e Alegria
Para você, um abraço do Brasil.
www.josemariacosta.com

Tamborim Zim disse...

Olá José María, obrigada pela sua visita! Tentei entrar no seu blog, mas fui desaconselhada pelo meu anti-virus. Passar-se-á alguma coisa?
Tudo de bom!