terça-feira, 5 de março de 2013

A melga TZ volta a atacar

Pobres dos senhores da EDP Universal que hoje tiveram o infortúnio de me atender ao telefone. Foram vários, e em diferentes momentos. Mas eu explico.
Vou estar ausente uns dias, apenas interrompidos por um, primeiro em mini-férias e depois em trabalho e depois em mini-férias de novo. Eh bien, resolvi hoje tirar um dia de férias antes da ausência para organizar coisas que me faltavam, isto porque também já me sinto meio velhota e parece que às vezes coisas simples se tornam mais complicadas nem sei porquê.
Passo pela caixa do correio, abro a cartinha da EDP e fico logo na chamada polvorosa. Um aviso acusava a pobre Zim de se encontrar devedora de 68 e poucos euros, e que para evitar sevícias adicionais, deveria saldar a dívida até dia 8. Mudei há pouco tempo para a outra EDP e, conhecendo-me como conheço, seria muito difícil ter-me passado uma fatura por pagar. Eis-me ao telefone: tim-tim-tim-tim-tim. E quer que lhe liguemos? Marque 1. Quer continuar à espera até que as mandíbulas se lhe ressequem e as frontes lhe latejem furibundas? Marque 0. Não, pá, não quero, quero falar. Pimba, 0. 0 atrás de 0, até porque mo perguntaram várias vezes. Tim-tim-tim-tim-tim... Ok, atendem.Vamos agora tentar reconstituir os diálogos, sabendo que não são exatos exatos, por assim teclar, mas com uma pitadinha de inventiva aqui ou ali (devo dizer que todos os funcionários - e gravações automáticas- foram bem corretos).
- Olhe eu chamo-me Tamborim Zim e acabei de receber uma carta... (explico).
- Pode dar-me o código de identificação do local?
- Sim. É o 12345.
- Esse não é o código de identificação do local.
- É é.12345.
- Pode ver por favor do lado esquerdo, o código de identificação do local?
- Já lhe disse : 12345.
- 12315?
- Não. 12345.
- 12355?
- Não é 55, é 12345 - rosnei.
- E pode dar-me (um número qualquer, não sei quê).
- Sim - dei.
- Podia aguardar pf?
- Sim, obrigada - sou mimosa, apesar de tudo.
- Pois a senhora está a dever 72,85 euros, é da fatura de Nov./Dez.2012.
- Bom, se fosse um acerto eu ainda percebia, mas faturas? Eu que sou tão cuidadosa, tenho dúvidas. E veja que nem o montante que me diz bate com o da carta que me enviaram, já que esta diz 68 e tal e diz-me agora que devo 72,85.
- Bom, como os montantes não batem vou passar à faturação.
- Sim...........
Plim-tim-plim-tim-plim-tim-plim...
- Dona Tamborim Zim?
- Zim, zou eu. Olhe isto vai para aqui uma confusão e eu preciso que me digam o que se passa.
- Pode dar-me então o número...
- Blá-blá-bló-bló.
- Bom, o que se passa é que respeita à faturação de Nov.-Dez. 2012.
- Então mas eu sou tão cuidadosa. Mas enfim, não juro que não possa ter falhado, sinceramente não me recordo dessa fatura nem a estou a encontrar no meio das outras (tudo espalhado no sofá-cama, e a pastinha transparente das faturas de tudo e mais umas botas em estado de apoplexia geral). E depois o valor não condiz com o que agora me cobram no aviso deselegante que me enviaram. Porque é que não me enviaram primeiro a fatura?
- Bem, tivemos problemas no envio de faturas no fim do ano, pode ter sido isso. O valor de diferença é a taxa de audiovisual.
- Mas então como é que eu pago essa diferença? É para a referência multibanco que aqui tenho na carta?
- Não, este montante da taxa não pode ser pago para essa referência. A responsabilidade de o recolher não é da EDP, mas do Estado.
Ui, a trama alastra-se perigosamente nos seus desígnios...
- Então mas repare, como é que o cliente paga o valor? (Já ria, entretanto.)
- Vou dar-lhe uma referência.
- Muito obrigada, beijinho beijinho.
(Refuçando a pastinha, intrigadíssima, como era possível ter-me escapado a fatura?? Até que... Jan. 2012, total referente a Nov.-Dez., 72,50 euros, pago a tempo e horas. Eureka!Ah ahhhhh!)
Pim, replim-relincha-pim, pim, tlimmmmmmmmmmmm. Quer que lhe liguem, quer, quer, quer, querrrrr? Marque 1, chata do canário! Quer esperar, embirrante gordurosa? Marrrrrque 0, 0, 0, 0! Marco 0, digna e paciente.
- Em que posso ser útil?
- Olhe eu recebi uma carta a dizer que tenho uma quantia em dívida, e até podia ser possível, embora achasse estranhíssimo, mas constatei agora que tenho a fatura paga, e o comprovativo à minha frente.
- E o valor é?
- 72,50. E o seu colega disse-me que eu devia...72,85. Ui, espere lá, isto também não está a bater certo agora, o melhor é passar-me à faturação.
- Vou passar, com licença.
- Toda, irra, toda.
Plim, replim, relincha-tlim, tlim, tlimmmmmmmmmmmm.
- Sim boa tarde, Dona Tamborim Zim?
- Sim. Olhe, é a segunda vez que estou a contatar a vossa faturação hoje. Mandaram-me uma carta a dizer que devo 68 euros e tal, mas afinal são 72,85, e acabei de constatar que tenho a fatura paga no total de 72,50. Não percebo esta diferença. Refere-se a Nov.-Dez. 2011, a fatura é de Jan. 2012. Hum...2012...Oh...
- É que essa já foi há mais tempo....(respondeu-me a senhora, serenamente.)
- Ai, olhe...Isto foi uma confusão inolvidável. Peço imensa desculpa por estar a fazê-la perder tempo. A fatura é de 2011 e não de 2012!!!
- Ora essa.
- Adeus, adeus, adeuuuuuuuussssssss!
Refuçando, desvairada, na saca, nos móveis, nos livros. De súbito: saca. A saca. A saca. A sacaaaaaaaa. A saca preta, onde não costumo colocar faturas, pois que as guardo, antes de pagar, sempre bem à vista, na mochila. A saca preta. Ei-la, ei-la, ei-la! A fatura de Nov.-Dez. 2012, efetivamente sem o talãozinho apenso. Passara-me então, a EDP estava certa. Bufffffffffffffff.
E lá fui pagar tudo. Uma canseira. Nem vos digo. Inenarrável, inolvidável e incogitável.

2 comentários:

Pagu disse...

De rir até às lágrimas até porque conheço a pasta, o sofá cama, as papelinhas todas.....enfim....post hilariante.

Tamborim Zim disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :))