sábado, 18 de maio de 2013

Crazy meteo - e o tempo que está hein?





Copenhagadas
(Fotos de Zim)
 
Saravá meus pundonorosos, algodónicos e maviosos leitores!
 
Sei que arredada andei, sei que saudades cruéis vos remordem a ponta mais dura do coração. Porém, I'm back. Há vários dias, bem sei, mas cansaços mil impediram o meu gracioso blogar.
 
Pois estive na alta, loura e verde Dinamarca, pela primeira vez. Copenhaga, mais precisamente, com direito a uma visitinha a Helsingor, mais ao norte e aos pés do mar, terra do castelo de Hamlet, que ali está, sumptuosamente só, votado às águas. Copenhaga é agradável e atrativa nas suas cores bonitas, por vezes vivas mas, regra geral, claras. Quase esmaecidas, o que proporicona um aspeto geral de acalmia, harmonia e paz. Aquele silêncio urbano civilizado, que já conhecera na Suíça, voltou a soar. Alguns canais, a Sereiazinha, a luz do dia até às 9 e muito da noite. Bestial, esta última parte.
 
Por outro lado, deu-me para aproveitar mais extensamente a minha estadia fazendo um pezinho na noite, pelo que ouvi algum muito bom jazz ao vivo. O museu de esculturas Glyptotec é uma maravilha, bem como a Galeria Nacional.
 
Agradável. Não deslumbrante, nada arrebatador. Tranquilizante. Engraçado porque me lembrei várias vezes do pintor dinamarquês Hammershoi, com os seus interiores límpidos, quase diáfanos, e depois acabei por ver vários quadros seus. Achei que a atmosfera serena, clara e plana da cidade lhe inspirara a pureza do desenho e a bonomia da luz. A monotonia bonita da paisagem dinamarquesa espelha-se de certa forma, na homogénea capital.
 
Sou mais onda, sou mais contraste, sou mais terreno acidentado com explosões de montanhas e vales despencados.
 
Mas gostei.

Sem comentários: