domingo, 29 de setembro de 2013

Zim ataca a urna

Tambo vai a votos
 
Ora bem, e neste dia cinzento, um pedacinho opressivo e chuvoso, lá fui eu da parte da tarde exercer o meu direito, e vou de por as cruzetas nos sítios para as autárquicas.
 
Ainda estava na pequena fila e o meu olhar picuinho-satírico lá embateu numa parte da secretária que sustentava as urnas da minha mesa. Pois num bocado de ferro, à frente de um nome de uma pessoa, ali estava ostensiva, ofensiva, ferozmente: "SLB". Hum. Hum, hum, hum. Quando chegou a minha vez lá lancei, galhofeira: "Bem tenho de dizer que não há aqui a necessária neutralidade nesta mesa de votos. Pois há aqui um SLB na mesa". Sorrisos, risadinhas, e em segundos toda a mesa de votos (toda), brincava com os clubes. Eu e a senhora que me dava os boletins chegámos à conclusão que tínhamos as cores trocadas, já que ela é do Benfica e estava de azul e eu do PORTO e tinha uma écharpe laranja e vermelha (linda minha querida amiga L.), e outro simpático senhor confessava que também ele estava todo trocado, já que a sua cor (e apontou), era a do chapéu de chuva de uma senhora que por ali estava (vermelho), sendo os outros dois elementos do Sporting. Chegámos alegremente à conclusão que havia ali a devida representatividade.
 
Nisto, com um ar ordeiro e freirático, vem uma senhora que tinha acabado de escolher as suas cruzetas, e comenta que não é nada hábito estar-se a comentar os partidos de cada um na mesa de votos, e de que cor as pessoas são. Logo ali esclarecemos que, minha senhora, estamos a falar de clubes, eu assumi mea culpa mea culpa, recebendo um olhar sereno-reprovador-condenatório da daminha, mas de facto a observação era totalmente clubística.
 
Depois despedi-me dos senhores da mesa, pedindo desculpa pela minha brincadeira, e eles que nada disso, que também temos de levar isto um  pouco a brincar. E não é? Desejei-lhes bom trabalho e lá fui eu, deixando um dos senhores simpáticos a explicar à senhora de azul a reprovação da outra senhora. (Passei pela FNAC e, graças à festa do cinema, andam por lá umas promoções bem jeitosas. Tive de trazer o Gatsby, porque sou uma fã adolescente do Di Caprio, sempre um estouro.)
 
Agora a sério: serviço feito. PAN para Câmara de Lisboa e Assembleia Municipal e, para a Freguesia, CDU (não havia candidatura PAN para a minha, e não pensem que vou alimentar o status quo do disparate e dos interesses escusos).
 
Vamos lá ver os resultados, as suas leituras, e as suas consequências (que temo sejam insuficientes para esta gente do governo se tocar e ir de varapau para outro lado). Mas todos os passos são importantes.

Sem comentários: