sábado, 1 de dezembro de 2012

Contra o Bullying

O Bullying
 
Pois que entramos hoje em Dezembro, do ano (e que ano!) de 2012. Para já, a Restauração da Independência sinaliza-se hoje. Por que não aproveitar o dia para celebrarmos a nossa própria necessidade de restauração, e de correção de hábitos, posturas, palavras e gestos que se assemelhem, no exercício e na consequência, ao dito bullying ? A mensagem abaixo corre no Facebook e achei-a tão interessante que é a primeira coisa que quero partilhar convosco neste 1º do último mês do ano. Bullying ou a folha que, amarrotada, não volta a ser lisa.
 
 "BULLYING

 Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying.
Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções. Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, e para deitarem para o chão e para pisarem.
Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasga-la. As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para amachucarem a folha, tanto
quanto possível.
...

A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de endireitar a folha com muito cuidado o mais possível. A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja e cheia de marcas. Depois pediu-lhes para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos estavam bem marcados.
A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o facto que estas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repara-las. “É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças”, afirmou a professora.
Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre. Idosos com 80 anos ainda conseguem lembrar-se com mágoa quanto foram gozados na escola primária e/ou secundária.
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas as caras das crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi recebida.
Se és CONTRA bullying copia esta mensagem e manda para todos os teus amigos e todas as crianças.
O bullying estraga mais do que nós podemos imaginar!!!
Evitem, ajudem e denunciem..."

2 comentários:

Pagu disse...

Ainda bem que há professores que apesar de tudo acreditam que têm um papel fundamental em educar o futuro do mundo.

Os miúdos não se esquecerão dessa metáfora.

E nós, adultos cheios de saberes e certezas (???) também não.

E agradecemos a essa dedicada mestra.

Tamborim Zim disse...

Sim, é uma preciosidade, esta mestra merce, de facto, a nossa gratidão e todo o respeito.